Projeto fotográfico - Primeira Semana

Tema: Verão

      Inicialmente minha mente divagou pela ideia abstrata de verão e me levou aos clichês da definicão dessa estação climática: sol, praia, mar, pessoas sorrindo e brincando etc. Nada disso me serviu pra e resolvi pedir ajuda para outras pessoas. Infelizmente nossa cabeça está condicionada aos lugares-comuns e todos pensaram a respeito do verão o mesmo que eu, todos exceto uma pessoa.
      Algumas pessoas são simplismente diferentes, pensam diferente e se destacam por isso. A ideia da pessoa que me ajudou foi criar uma foto paradoxal inspirada no vídeo da música Sunny Afternoon da banda The Kinks. Apesar do tema da música ser uma tarde ensolarada, o vídeo foi gravado na neve.
      Com base nisso e em outras coisas que a pessoa em questão me disse ficou decidido que eu escreveria no gelo. A forma mais fácil que eu encontrei de fazer isso foi colocar EVA em forma de letrinhas dentro d'água e levá-la ao congelador. Infelizmente eu esqueci de um pequeno detalhe que fez muita diferença e dificultou todo o processo, não passou pela minha cabeça nem por um segundo que o EVA é menos denso que a água, sendo assim ao colocá-lo na forma de gelo ele boiaria ao invés de ficar dentro da pedra como eu gostaria.
       Demorei muito tempo para conseguir colocar os pedaços de EVA dentro da pedra, foi necessário colocá-los em um pouco d'água, esperar congelar e só então colocar mais água para que ficassem entre as duas camadas de gelo. Quando consegui notei que a água formava pequenas rachaduras e bolhas ao longo da pedra, deixando as letras que eu ali havi colocado, ilegíveis.
      Desisti definitivamente de escrever dentro do gelo, e pensei que seria mais fácil fazer um "híbrido" de gelo colorido e letras numa tigela. Misturei água e corante aliménticio de várias cores e levei-os ao congelador. Fiz uma bagunça enorme na cozinha, sujei alguns panos de corante e minhas mãos ficaram infestadas de manchas coloridas (corante aliménticio nao diluído demora um pouco para sair da pele). Gelo colorido pronto e lá fui eu formar a composição para tirar a foto, usei um "spray" de neve falsa que tinha em casa para dar um efeito de neve na borda do recipiente e coloquei as pedras lá dentro. O resultado final foi um tigela com bordas esbranquiçadas cujo conteúdo era um líquido escuro misturado a pedras de gelo, uma mistura horrível. 
       Após tudo isso achei melhor fazer algo que não envolvesse gelo, e então resolvi usar o "spray" de neve falsa. As mesmas letras de EVA que eu havia feito para colocar no congelador eu usei sobre uma base de papel vermelho e neve falsa de forma que elas formassem a palavra SUMMER, e por cima joguei algumas estrelinhas comestíveis que guardo para colocar em cupcakes. Parecia que finalmente as coisas tinham dado certo!
       No hora de fotografar tive que experimentar algumas vezes com minhas duas objetivas e a melhor foto foi tirada com a 18mm-55mm que além de ser mais clara foca com uma distância menor do objeto principal, cerca de 15 cm. Infelizmente estava chovendo e não pude levar o objeto em questão para o exterior para uma luz melhor e exatamente por isso nao foi possível colocar o diafragma fechado o suficiente para focar bem, nota-se que as últimas letras da palavra estão desfocadas e peço desculpas por isso.
      Esse foi o resultado final: