Definitivamente esse se tornou meu livro mais amado, apesar de não ser oficialmente meu. Meu padrasto ganhou o livro e minha mãe me sugeriu a leitura, principiei sem nem imaginar do que se tratava a obra, mas acabei tornando-me íntima de cada uma das suas 399 páginas.
    “A Sombra do Vento” relata um romance policial que se passa em Barcelona na época da guerra civil espanhola, um tempo de terror gerado pelo nazi-facismo e pelo governo franquista. A obra não tem um caráter histórico, mas pode-se perceber em alguns momentos descrições verossimilhantes à realidade dos espanhóis em meados dos anos 40.
     O personagem principal da obra é Daniel Sempere, cujo pai possui uma livraria, e é nesse contexto que o destino leva o garoto a um livro que mudaria sua vida para sempre. Todo o romance gira em torno das origens desse livro repleto de mistérios. Num período de terror nas ruas de Barcelona, Daniel desenterra uma história cabulosa envolvendo o mais autoritário investigador da cidade.
     A obra não pode ser comparada a nada que já li, seu ritmo incansável desencava memórias fortes e entorpecentes. Creio que a leitura durou entre duas e três semanas, e a cada vez que suas páginas repousavam em minhas mãos eu sabia que teria momentos deliciosos. Mergulhei nessa obra como nunca em minha vida, por um tempo pareceu-me que minha vida estava naquelas páginas, eu não apenas li o livro, eu o vivi.
     Nada do que escrevi aqui é capaz de representar o quanto eu amei essa obra de Carloz Ruiz Zafón, talvez vocês nem o apreciem da forma como apreciei, mas deixo aqui minha opinião caso interesse.