John Lennon nasceu no dia 09 de outubro de 1940 e esse ano completaria 70 anos se estivesse vivo. Devido a esse fato o post de hoje será sobre o célebre musico, compositor, artista plástico e escritor John Winston Ono Lennon. John nasceu em Liverpool e durante a maior parte de sua vida morou com sua tia Mimi. O maior contato que teve com sua mãe foi na época em que Julia Lennon ensinou John a tocar banjo e ukelele. A mãe de John logo faleceu atropelada, nessa mesma tarde John gravou música "My mummy's dead" que aparece em seu album solo "John Lennon Plastic Ono Band".
A primeira banda de John chamava-se "The Quarrymen" cujo nome foi inspirado no nome da escola em que John estudava na época. Paul McCartney foi apresentado a John nesse mesmo período, no dia em que se conheceram Paul feriu o orgulho de John ao dizer que seu banjo estava desafinado e então decidiu arruma-lo para John. John ficou um tanto relutante em aceitar Paul na banda, entretanto ficou muito impressionado quando Paul tocou e cantou "Twenty Flight Rock" que é uma musica comprida e com muitos versos. Durante algum tempo Paul teve que insistir ate que John finalmente deu o braço a torcer e aceitou Paul na banda e assim começa uma das maiores duplas que a musica ja teve Lennon/McCartney.
Durante os Beatles Lennon juntamente com Paul compos a maior parte das musicas e toda a banda teve uma enorme colaboração com relação às tecnologias de gravação em estudio. Em seus discos os Beatles experimentaram e inovaram muito, uma das pricipais razões que levou-os a reduzir o numero de concertos, ao vivo e longe de todos os recursos do estudio as músicas não teriam a qualidade desejada.
John iniciou seu relacionamento com Yoko quando ainda estava casado com sua primeira esposa Cynthia Powell mãe de seu filho Julian Lennon (para quem foi escrita a música "Hey Jude"). Cynthia descobriu sobre o caso de Lennon e Yoko e eles então se separaram.
Em 1970 os Beatles anunciaram seu fim e John seguiu na carreira solo. Foi nessa época que John realmente aderiu ao movimento hippie, fazendo com Yoko diversos protestos contra a guerra do Vietnã e foi nesse periodo também que John produziu sua obra mais famosa "Imagine".
Em 8 de dezembro de 1980 o jovem Mark David Chapman abordou John em frente ao predio em que morava pedindo um autografo, nada incomum para um grande músico, entretanto, mais tarde desse mesmo dia o rapaz retornou ao prédio de John portando um revólver calibre 38 com o qual deu cinco tiros em Lennon. Em seu julgmento Chapman alegou que no livro "O apanhador no campo de centeio" teria uma mensagem subliminar que dizia que ele devia matar John.
Quando John morreu os fãs juntaram-se em frente a seu prédio com velas cantando suas musicas em sinal de luto, e em frente a esse mesmo predio, numa área do Central Park que então passou a se chamar Strawberry Fields foi construido o memorial Imagine em sua homenagem, onde ate hoje os fãs vão para prestar homenagens.
Não há dúvidas de que John Lennon foi um grande gênio e um importantíssimo personagem da história da música, e acredito eu que cada vez que alguém escuta com atenção uma de suas músicas encontra ali algo a mais, algo genial e único como só alguem como John poderia ter produzido.
Não há dúvidas de que John Lennon foi um grande gênio e um importantíssimo personagem da história da música, e acredito eu que cada vez que alguém escuta com atenção uma de suas músicas encontra ali algo a mais, algo genial e único como só alguem como John poderia ter produzido.
Postar um comentário